Nota de pesar – Dr. Fábio Hazin

A Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL) comunica com extremo pesar o falecimento de seu sócio benemérito, o Dr. Fábio Hissa Vieira Hazin, amigo, colaborador e orientador de muitos de nossos associados, pesquisador extremamente ativo e apaixonado pelos elasmobrânquios. Fábio formou-se em Engenharia de Pesca na Universidade Federal Rural de Pernambuco (1987), e em 1992 ingressou como docente na mesma universidade. Concluiu seu mestrado (1991) e doutorado (1994) na Tokyo University of Fisheries, Japão. Realizou seu Pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios, no Southeast Fisheries Science Center/NMFS/NOAA, em Miami, EUA (2002) e especialização em Direito Internacional do Mar (2010) na Rhodes Academy (Center for Oceans Law and Policy/ University of Virginia School of Law).

Ao longo de sua carreira como professor e pesquisador, orientou mais de 90 alunos de graduação, mestrado e doutorado, publicou mais de 250 trabalhos e coordenou 27 projetos de pesquisa. Grande parte desta produção foi dedicada aos elasmobrânquios, resultando num extraordinário aporte de informações sobre a biologia do grupo, que hoje são essenciais para a tomada de decisões sobre a exploração sustentável e conservação dos tubarões e raias no Brasil. Atuava estudando aspectos da biologia e de gestão pesqueira de grandes peixes pelágicos, como atuns, agulhões e tubarões. Era Professor Titular da UFRPE, no Curso de Engenharia de Pesca e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura da UFRPE e no Programa de Pós-graduação em Oceanografia da UFPE.

O Dr. Fábio Hazin foi sócio fundador da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca Exerceu vários cargos no Brasil e no exterior. Foi Diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE, Presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões-CEMIT entre 2004 e 2012, e Presidente da Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT). Foi ainda Presidente do Comitê de Pesca para o Atlântico Leste e Central (CECAF), da Comissão de Pesca do Oceano Índico Sudoeste (SWIOFC), da Organização de Pesca do Atlântico Noroeste (NAFO) e da Comissão de Pesca do Oceano Pacífico Oeste e Central (WCPFC); Foi Secretário Nacional de Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura; Presidente do Comitê de Pesca da FAO (COFI), entre outros. Com o seu falecimento tão prematuro, o Dr. Fábio Hazin deixa uma enorme lacuna na SBEEL, assim como entre os profissionais e estudantes nas áreas da Biologia, da Biologia Marinha, Engenharia de Pesca e Oceanografia. A SBEEL externa os sentimentos aos familiares, bem como a toda comunidade acadêmica que teve convívio com este grande profissional.

São Vicente, 7 de junho de 2021

Categories: Notícias