A Sociedade Brasileira para o Estudo de Elasmobrânquios (SBEEL), entidade de caráter científico, composta por membros da sociedade civil, entidades públicas, organizações governamentais e não governamentais, entre outros, e cuja finalidade é prover as melhores informações técnicas e científicas sobre os elasmobrânquios (tubarões e raias), objetivando subsidiar políticas públicas e privadas que considerem a conservação deste valioso patrimônio natural, vem, através desta, manifestar-se absolutamente devastada e revoltada com a dolorosa e inaceitável tragédia (mais do que anunciada) do incêndio que destruiu de forma irremediável o Museu Nacional do Rio de Janeiro.Entendemos que esse episódio é apenas mais um entre tantos que ocorrem todos os dias e atestam de forma inequívoca a falência social brasileira, onde a palavra pobreza reina em todos os seus significados.

O que levou à destruição da mais antiga instituição científica do país é o mesmo processo que resulta, por exemplo, em 60 mil homicídios/ano, ou em míseros 3,6% do orçamento da união destinado à saúde (média mundial é de 11%), que corta quase meio bilhão de reais da ciência, que resulta em 50 milhões de brasileiros vivendo na linha da pobreza (com salário médio de 387 reais ao mês), em 13 milhões que passam fome, em 13,4 milhões de desempregados (12,9% da população), em impunidade pela tragédia do rompimento da barragem em Mariana (MG), e em alta tolerância ao sistema político corrupto.

O Museu Nacional do Rio de Janeiro guardava um acervo de valor incalculável, até mesmo aos que dele cuidavam. Nunca teremos a mais rasa noção do que se perdeu. É o desejo desta Sociedade Científica que este episódio, ao contrário de tantos outros exemplos de desprezo do poder público pelo patrimônio cultural e pela ciência brasileira, seja um divisor de águas, e que de agora em diante a comoção mais do que justa pelo ocorrido, leve ao estabelecimento de políticas públicas que evitem que histórias de horror e pesadelo como esta não se repitam.

Nós da SBEEL, nos colocamos ao inteiro dispor de todo corpo de funcionários, pesquisadores, alunos, colaboradores e demais associados do Museu Nacional do Rio de Janeiro para tudo aquilo que for julgado necessário. Recebam de todos os membros da SBEEL os mais sinceros sentimentos pela perda pavorosa a que foram submetidos e contem com esta Sociedade Científica durante todo o longo e árduo processo de retomada do seu esplendor. O amor, dedicação, comprometimento e empenho hercúleo de todos vocês não se queimaram no incêndio, o que nos dá a garantia que o Museu Nacional do Rio de Janeiro vai, literalmente, renascer das cinzas.

Categories: Notícias